Fale conosco pelo WhatsApp! (41) 99877-5624

Todos nós sabemos que educação é prioridade na vida de nossos filhos, mas como educar proporcionando uma base sólida e de forma agradável? Saiba mais sobre a forma de educar através dos brinquedos educativos! Neste artigo a pedagoga, biomédica e mestre em ensino em saúde Carla Waldeck Santos explica para gente a importância do brincar!


O ato de brincar propicia o desenvolvimento integral do ser humano. Ao brincar a criança se comunica consigo mesma e com o mundo por meio de trocas recíprocas, a qual estabelece relações que perpetuam durante sua vida. A experiência que a criança constrói por meio das brincadeiras contribuirá em sua formação, pois possibilita desenvolver o seu olhar em relação ao mundo que a rodeia e de como atuar nele.

Brincar possibilita à criança o desenvolvimento de habilidades importantes como a memória, a atenção, a imaginação, a imitação, além do desenvolvimento de áreas da personalidade relativas à afetividade, a motricidade, a inteligência, a criatividade e a sociabilidade. Na brincadeira a criança encena vários papéis, faz relações, assume responsabilidades, desenvolve a capacidade de se relacionar com o outro criando a capacidade de interagir em grupo e desenvolver o respeito. Além de favorecer a capacidade de expressar e enfrentar suas frustações e medos e se perceber capaz de vencer os desafios.

O brinquedo é essencial nesta fase, sua utilização auxilia a criança a aliviar sua tensão, a minimizar a ansiedade e reorganizar sua vida, suas emoções e compreender o seu mundo. O psicólogo Vygostky retrata em suas obras que os brinquedos e as brincadeiras promovem que os desejos não realizáveis das crianças sejam resolvidos no mundo ilusório e imaginário, nos quais elas podem realiza-los. Assim, confere-se ao brinquedo a qualidade de ser o objeto que dá asas a imaginação infantil. O mundo imaginário da criança faz com que o brinquedo assuma a máscara desejada de acordo com seu interesse e curiosidade.

O brinquedo é essencial nesta fase, sua utilização auxilia a criança a aliviar sua tensão, a minimizar a ansiedade e reorganizar sua vida, suas emoções e compreender o seu mundo

O papel do brinquedo é fundamental para o desenvolvimento e enfatiza a importância da brincadeira de faz-de-conta, como por exemplo a brincadeira de casinha, de escolinha. A criança é capaz de simbolizar, ou seja, de imaginar uma situação a partir do objeto/brinquedo e esse processo é importante para o desenvolvimento do pensamento. A brincadeira permite a criança desenvolver suas habilidades por meio dos desafios apresentados nas situações lúdicas e de forma prazerosa.

Motivação através da imaginação

Os brinquedos educativos possibilitam motivação ao universo infantil a partir de sua imaginação, criando suas fantasias. Além de possibilitarem o desenvolvimento psicomotor, tão importante para a formação do desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento infantil é uma fase muito significativa, pois é nesta fase que o cérebro está em plena expansão sendo considerado o período mais importante na construção global de uma pessoa.

A fase inicial do desenvolvimento infantil é marcada pelo amadurecimento sensorial, motor e emocional. O corpo e o psiquismo humano amadurecem simultaneamente, trabalhando em conjunto, e precisam que a função motora esteja bem desenvolvida, por isto os brinquedos educativos contribuem, pois eles induzem as crianças às atividades psicomotoras para a sua execução. A criança que estimula e desenvolve seu potencial psicomotor está construindo no seu “eu” o estado de segurança, de autoconfiança com um potencial intelectual superior.

Os brinquedos educativos devem possibilitar o ato de brincar de forma que contemple todo potencial do desenvolvimento infantil, bem como, proporcionar segurança as crianças. Neste sentido, os brinquedos ofertados pela Freso criam o ambiente pedagógico adequado para as crianças explorarem seu potencial de desenvolvimento e com segurança. Afinal, a ação do educar está integrada também ao processo do cuidar. São brinquedos que contribuem para a socialização das crianças por permitirem que várias crianças brinquem ao mesmo tempo. Fazendo com que desenvolvam suas potencialidades em desenvolverem o universo imaginário, a criarem regras, a aprenderem a respeitar o outro, a resolverem conflitos quando estes surgirem, a brincarem de forma cooperada, a organizarem o tempo e espaço.

Em meu próximo artigo abordarei sobre os brinquedos educativos e como a Freso Brinquedos contribui de uma forma divertida para a educação das crianças. Acompanhe o blog da Freso Brinquedos para ler!


Conheça os brinquedos e playgrounds da Freso clicando aqui e se quiser mais informações sobre os nossos produtos é só mandar uma mensagem por WhatsApp  para o número (41) 99877-5624.

Carla Waldeck Santos

Carla Waldeck Santos é pedagoga, biomédica e mestre em ensino em saúde.
Fechar Menu
×
Olá! Seja muito bem-vindo(a) no WhatsApp da Freso Brinquedos! Como posso ajuda-lo(a)? 😊
×

Carrinho